Desde que começou a ser produzido no Brasil, o etanol revitalizou a indústria canavieira. Sua utilização como combustível para automóveis tende a se popularizar nos próximos anos, reduzindo a dependência nacional do petróleo. Apesar das inúmeras vantagens do combustível brasileiro, o aumento das exportações do país tem enfrentado obstáculos comerciais. O protecionismo tem sido o seu maior inimigo, restringindo a entrada do etanol por meio de barreiras não tarifárias. Os outros países – especialmente os desenvolvidos – apresentam justificativas para impedir a entrada do biocombustível brasileiro; analise-as.
I. Apoiados nos argumentos da Food and Agriculture Organization (FAO), muitos países rejeitam o etanol por acreditar que sua produção inibe o fornecimento de alimentos, destinando a safras para o desenvolvimento do combustível.
II. As péssimas condições de trabalho nos canaviais brasileiros também contribuem para a reprovação internacional do etanol brasileiro.
III. Há uma crescente preocupação com a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras.
IV. Acredita-se que a aceleração das atividades agrícolas para suprir o mercado de biocombustível pode estimular o desmatamento de florestas nativas.
Está correto o que se afirma em
I. Apoiados nos argumentos da Food and Agriculture Organization (FAO), muitos países rejeitam o etanol por acreditar que sua produção inibe o fornecimento de alimentos, destinando a safras para o desenvolvimento do combustível.
II. As péssimas condições de trabalho nos canaviais brasileiros também contribuem para a reprovação internacional do etanol brasileiro.
III. Há uma crescente preocupação com a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras.
IV. Acredita-se que a aceleração das atividades agrícolas para suprir o mercado de biocombustível pode estimular o desmatamento de florestas nativas.
Está correto o que se afirma em