História hoje: Universidade de Brasília era inaugurada há 60 anos

“Só uma universidade nova, inteiramente planificada, estruturada em bases mais flexíveis, poderá abrir perspectivas de pronta renovação do nosso ensino superior.” O trecho é do Plano Orientador da Universidade Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1962. Um presente para a nova capital que na ocasião celebrava dois anos. Durante o desenvolvimento do projeto de Brasília, Lúcio Costa já previa o espaço para uma “Cidade Universitária”. Até que em dezembro de 1961, uma lei autorizou a criação da Fundação Universidade de Brasília. As diretrizes pedagógicas ficaram a cago dos educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. E, antes mesmo de ter uma sede, a instituição começou a funcionar em um edifício na Esplanada os Ministérios.

(Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencianacional/educacao/audio/2022-04/historia-hoje-universidade-debrasilia-era-inaugurada-ha-60-anos. Acesso em: 21/04/2022.)


Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros/MG, em 26 de outubro de 1922; faleceu em Brasília/DF, em 17 de fevereiro de 1997. Sobre sua trajetória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Em seus primeiros anos de vida profissional como etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), dedicou-se ao estudo dos índios de várias tribos do país.


( ) Defendeu, através da discussão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a defesa da escola pública.


( ) Contribuiu para o tombamento de, aproximadamente, 98 quilômetros de belíssimas praias e encostas, além de mais de mil casas do Rio antigo.


( ) Autor do livro “O povo brasileiro”, uma das obras que encerrou a coleção de seus estudos de antropologia da civilização, além de uma compilação de seus discursos e ensaios intitulada “O Brasil como problema”.


A sequência está correta em