Segundo Bechara, ‘muitas vezes utilizamos os fonemas para melhor evocar certas representações, e é deste emprego que surgem as aliterações, as onomatopeias e os vocábulos expressivos’. Relativamente a esses três itens, avalie as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aliteração é a repetição de fonema, vocálico ou consonântico, igual ou parecido, para descrever ou sugerir acusticamente o que temos em mente e expressar, quer por meio de uma só palavra, quer por unidades mais extensas. Como ocorre no verso: ‘As asas ao sereno e sossegado vento’.
( ) Onomatopeia é o emprego de fonema em vocábulo para descrever acusticamente um objeto pela ação que exprime. São frequentes as onomatopeias que traduzem as vozes dos animais e os sons das coisas, como, por exemplo, o ‘tique-taque’ do relógio, o ‘zunzunar’ da abelha.
( ) Vocabulário expressivo é o que não imita um ruído, mas sugere a ideia do ser que se quer designar com a ajuda do valor psicológico de seus fonemas, como os vocábulos ‘tagarelar’, ‘jururu’, ‘ziriguidum’.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: