Considerando a contribuição do estudo dos dentes para análise antropológica, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A forma das cúspides do primeiro molar inferior pode ser utilizada para estimar o fenótipo cor de pele, visto que as formas mamelonada, estrelada e intermediária são, respectivamente, mais frequentes em indivíduos leucodermas, melanodermas e faiodermas.

( ) A partir das dimensões dos dentes anteriores inferiores, existe um método matemático para estimativa da estatura do indivíduo. Relaciona-se o arco e a corda, em que o primeiro representa a distância, em linha reta, entre a mesial do incisivo central e a distal do canino inferior, enquanto a corda é obtida pelo somatório dos diâmetros mésiodistais do incisivo central, do incisivo lateral e do canino.

( ) Os incisivos superiores são os dentes com maior potencial de dimorfismo sexual. Apesar das diferenças serem milimétricas, em geral, os homens apresentam maior volume dos incisivos centrais e maior regularidade dos diâmetros mesiodistais, implicando em uma relação entre o diâmetro mesiodistal do incisivo central e do incisivo lateral menor.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,