Disciplina:
História
Na atualidade, o município de São Paulo é afetado por crises no abastecimento de água. Entretanto, a observação de um mapa da rede hidrográfica do município revela como a cidade foi estabelecida entre três volumosos rios (Rio Tietê, Rio Pinheiros e Rio Tamanduateí). Para ajudar a compreender essa situação, os professores de História e Geografia montaram o projeto “A cidade de São Paulo e seus rios” em que analisaram com os alunos uma série de mapas, para identificarem a relação da cidade de São Paulo com seus rios, da fundação da Vila de São Paulo dos Campos de Piratininga (1554) até o presente.
Considerando os aspectos interdisciplinares do projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. A leitura dos mapas permitiu compreender o valor dos dados espaciais para a história da formação da cidade, pois a riqueza da rede fluvial do Planalto Paulistano foi um fator decisivo para o estabelecimento e o florescimento da Vila de São Paulo.
II. A comparação da estrutura urbana nos mapas do século XVIII e do terceiro quartel do século XIX evidencia o impacto da malha ferroviária e a ocupação das áreas altas em torno da confluência dos rios Tamanduateí e Anhangabaú.
III. A observação das reformas urbanas da primeira metade do século XX, cartograficamente expressas pela malha rodoviária, permite compreender o impacto da canalização e confinamento dos cursos d’água e de sua relação com as enchentes atuais.
Está correto o que se afirma em
Considerando os aspectos interdisciplinares do projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. A leitura dos mapas permitiu compreender o valor dos dados espaciais para a história da formação da cidade, pois a riqueza da rede fluvial do Planalto Paulistano foi um fator decisivo para o estabelecimento e o florescimento da Vila de São Paulo.
II. A comparação da estrutura urbana nos mapas do século XVIII e do terceiro quartel do século XIX evidencia o impacto da malha ferroviária e a ocupação das áreas altas em torno da confluência dos rios Tamanduateí e Anhangabaú.
III. A observação das reformas urbanas da primeira metade do século XX, cartograficamente expressas pela malha rodoviária, permite compreender o impacto da canalização e confinamento dos cursos d’água e de sua relação com as enchentes atuais.
Está correto o que se afirma em