Estamos sempre tentando melhorar ainda mais o nosso site, para que você consiga estudar melhor. Você pode ajudar, envie sua sugestão e nossa equipe fará o máximo para lhe responder caso você coloque seu e-mail.
Informe seu e-mail cadastrado para que seja enviado um link para recuperação da senha.
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas de acumulação. No que diz respeito aos reservatórios de petróleo, tem-se que
qualquer rocha porosa pode constituir um bom reservatório.
os carbonatos são péssimos reservatórios de petróleo, em função da facilidade de dissolução e reprecipitação do carbonato de cálcio das rochas durante a diagênese, o que causa a diminuição de porosidade.
a porosidade de um reservatório siliciclástico diminui com o selecionamento dos grãos e com sua maturidade, portanto, os arenitos arcoseanos, formados em depósitos de barras de rios entrelaçados em ambientes semiáridos, têm pior probabilidade de formar bons reservatórios do que os arenitos líticos de leques aluviais em regiões vulcânicas.
a porosidade primária dos reservatórios siliciclásticos é controlada, em grande parte, pelo ambiente deposicional, enquanto a porosidade secundária é resultante das modificações das condições climáticas durante a deposição.
a intensidade e a orientação das fraturas, nos reservatórios fraturados, são importantes fatores no controle da permeabilidade, pois afetam a isotropia dos reservatórios.