Assim como a linguagem das artes visuais e cênicas, a música também tem seus próprios códigos. A palavra música vem do grego musiké téchne e significa “arte das musas”. As musas eram responsáveis por inspirar o conhecimento, as ciências e as artes na mitologia grega. Como acontece para todas as outras artes, não há uma definição fechada para música. Existe uma infinidade de produções musicais cada qual com sua sonoridade. Em relação a música e os parâmetros do som, analise as afirmativas abaixo.
I. A altura equivale ao volume do som que é produzido, podendo ser forte ou fraco dependendo da força gerada para produzir o som.
II. A densidade refere-se ao tempo de ressonância de um som, podendo ser curto, e depende da quantidade de sons produzidos ao mesmo tempo.
III. Todo o som pode ser caracterizado com base em quatro parâmetros. São eles intensidade, duração, altura e timbre. O controle desses parâmetros permite criar melodia, harmonia, e ritmo, que são os elementos principais da música.
IV. Quando classificamos o som como grave ou agudo estamos falando da intensidade do som. Essa classificação depende da frequência da vibração do som por segundo.
V. A música pode ser entendida como a intenção de organizar materiais sonoros, tais como melodia, ritmo, harmonia, ruídos. Esses materiais podem ser organizados uma única vez ou combinados de diferentes e diversas maneiras. Música é algo que soa, se não há som não há música.
Assinale a alternativa correta.