Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual (PIAGET,1967). Os estágios de desenvolvimento dessas estruturas foram descritos de maneira resumida e explicativa por Piaget, em algumas de suas obras (PIAGET, 1983; PIAGET,1967) e podem ser divididos em quatro períodos principais. No estágio ______ ou ______, a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio ______, surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período ______, as intuições articuladas se transformam em operações classificação, ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.