Família e escola duas das instituições mais relevantes da vida durante os anos de infância e de adolescência. Cada criança é membro de sua família, que possui uma configuração única em sua estrutura e em suas relações, e que está ancorada em sua própria história cultural e social. Simultaneamente, essa criança é membro de uma classe escolar que também tem sua própria e única estrutura ancorada em uma matriz de complexas estruturas mais amplas (SOBRINHO,2015). Acerca do papel da família e da escola com a criança com dificuldade de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Os recursos com os quais a família conta também incidirão, de alguma forma, no processo de aprendizagem da criança. II. Os pais devem deixar o filho ajudar em tarefas domésticas. Estas podem aumentar sua confiança. Os pais podem dar instruções simples, dividindo as tarefas em passos pequenos, e recompensando os esforços do filho com elogios. III. Na escola, na maior parte dos casos, não é possível determinar as causas dos distúrbios de aprendizagem. IV. O professor pode deixar que o aluno com distúrbio na escrita use um computador com programas especializados que revisem a ortografia, a gramática e reconheçam a fala. V. Quando o psicopedagogo trabalha com a cooperação entre família e escola, têm-se uma alta melhoria dos resultados acadêmicos da criança. Por sua vez, a melhoria do desempenho escolar, muitas vezes, é acompanhada por uma melhoria das habilidades sociais e da mudança de status pessoal e grupal.
Estão corretas as afirmativas: