Nos laboratórios, a descontaminação dos resíduos e a sua eliminação final estão intimamente interligadas. No dia a dia, são poucos ou nenhum os materiais contaminados que precisam de ser retirados do laboratório ou destruídos. A maior parte dos recipientes de vidro, instrumentos e roupa de laboratório são reutilizados ou reciclados. O princípio dominante é que todo o material infeccioso deve ser descontaminado, esterilizado em autoclave ou incinerado no laboratório. Antes de descartar qualquer objeto ou material de laboratório utilizado em microrganismos ou tecidos animais potencialmente infecciosos, devemos assegurar-nos:
I. Se os referidos objetos ou materiais foram bem descontaminados ou desinfectados segundo as normas em vigor.
II. Na negativa, se foram embalados segundo as normas para a incineração imediata in loco ou transferência para outras instalações com capacidade de incineração.
III. Se a eliminação dos objetos ou materiais descontaminados implica, para as pessoas que procedem à sua eliminação ou que possam entrar em contato com eles, qualquer outro perigo potencial, biológico ou outro, fora das instalações.

Estão corretas as afirmativas: