O aprendizado de habilidades motoras é vital para o desenvolvimento do controle motor. Uma criança recebe primeiros estímulos sensoriais de diversas modalidades através do tálamo, terminando no córtex sensorial apropriado. Essas informações são processadas, um mapa somatossensorial funcional é formado e as informações são programadas e retransmitidas ao córtex motor. Avalie as afirmativas a seguir:
I Do córtex motor, elas são enviadas tanto aos núcleos da base como ao cerebelo para se estabelecer planos de adaptações posturais, refinamento dos programas motores e a coordenação da direção, extensão, escala temporal, força e tônus necessários em toda a sequência do ato motor.
II Para a modulação dos programas motores existentes o cerebelo exerce função majoritária. O lobo frontal e os núcleos da base obedecem aos comandos que o cerebelo determina.
III Quando os estímulos têm valor ou significância emocional, a atenção é atraída, e estes são selecionados para a atenção e o aprendizado. A amígdala pode possibilitar às emoções influenciar o que é percebido e aprendido por conexão recíproca com o córtex.
IV Os núcleos da base e o cerebelo contribuem para a função cognitiva, especialmente no que diz respeito ao aprendizado das habilidades motoras.
V Muitas tarefas ou atividades funcionais praticadas em um contexto clínico têm valores associados a elas. Estes valores podem ser vistos claramente quando se observa a intenção emocional colocada sobre a atividade pelo paciente.

Estão corretas, apenas: