Avaliação
A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Ou seja, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão. Na prática escolar, a avaliação pode ser perpassada por concepções autoritárias. Porém, o componente da avaliação mais sensível à questão do poder é a tomada de decisão.
O modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos como a principal função do ato de avaliar. Neste sentido, o julgamento de valor visa a classificar o indivíduo, segundo um padrão determinado. Ele poderá ser classificado, por exemplo, através de notas ou conceitos, situando-se entre os melhores ou os piores.
Tais práticas contribuíram para produzir muitas consequências negativas, entre elas o preconceito e o estigma. Nesta perspectiva, a avaliação classificatória pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.
Outro uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas sociais. Uma prática frequente no meio escolar é a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos. De instrumento diagnóstico para o crescimento, a avaliação passa a ser um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo.
A parte mais dramática e relevante da avaliação se localiza aí, nos subterrâneos onde os juízos de valor ocorrem. Impenetráveis, eles regulam a relação do professor com o aluno e vice-versa. Esse jogo de representações vai construindo imagens e autoimagens que terminam interagindo com as decisões metodológicas do professor. Os professores, se não forem capacitados para tal, tendem a tratar os alunos conforme os juízos que vão fazendo deles. Aqui começa a ser jogado o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso.
Adaptado. Por Sérgio A. S. Leite e Samantha Kager. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.17, n.62, p.109-134, jan./mar.2009. Disponível em: https://bit.ly/31DeFba.
Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:
I. Após a análise do texto, é possível inferir que o modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos segundo um padrão determinado como a principal função do ato de avaliar.
II. O texto leva o leitor a entender que as decisões metodológicas do professor e a relação desse profissional com o aluno não estão livres da influência dos juízos de valor que ocorrem no ambiente escolar.
III. Após a análise do texto, é possível concluir que os professores e os gestores escolares, se não receberem a capacitação adequada, tendem a tratar os alunos conforme os juízos de valor que os familiares fazem dos educandos e, dessa forma, contribuem para traçar o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso.
Marque a alternativa CORRETA: