Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Libâneo (2004) afirma que “numa compreensão mais geral, a cultura organizacional (também chamada ‘cultura da escola’) diz respeito ao conjunto de fatores sociais, culturais, psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como um todo e do comportamento das pessoas em particular”. Ele lembra, também, que as teorias da organização escolar ressaltam “a importância da criação de um clima de trabalho favorável e do incentivo para que todas as pessoas da equipe escolar se envolvam com a escola”. A esse respeito, Myrtes Alonso, em Vieira, Almeida e Alonso, org. (2003), mencionam pesquisas de Fullan & Hargreaves, as quais revelam a existência de uma certa “’cultura do individualismo’ que envolve a atividade docente, em contraposição ao ambiente de cooperação que deveria presidir a realização do trabalho educativo”, bem como revelam a dificuldade de rompimento dessa cultura individualista. Em relação à questão da cultura própria da escola e do clima organizacional a ela vinculado, Libâneo e Alonso, ao dirigirem-se aos gestores escolares, destacam, em suas análises, que a cultura escolar existente