Disciplina:
Pedagogia
Atualmente, o ensino da arte está diretamente ligado as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contudo, esse processo demandou longa jornada de evolução da qual é de extrema importância que os professores de arte tenham ciência. Sobre o ensino das artes na educação no Brasil no início do século XX, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Na primeira metade do século XX, o ensino da arte era tecnicista, ou seja, formava o cidadão de maneira a usar as diferentes tecnologias da época para profissionalizar e ensinar uma arte técnica. ( ) Antes disso, o ensino da arte já existia e tinha como premissa a alta cultura - ou cultura erudita - na qual as escolas priorizavam convidar os artistas a trazerem sua arte para a escola. ( ) Nessa ideia de transmissão de modelos, havia apenas o desenvolvimento de habilidades manuais para ‘enaltecer dons artísticos’, contudo, basicamente desenvolvia-se apenas precisão geométrica nas crianças. ( ) Percebe-se o desenvolvimento útil e imediato no ensino da arte nas escolas: ‘Preciso aprender agora e preciso fazer para um fim específico’. ( ) O aluno era considerado como agente participativo, dotado de capacidade e com personalidade para o estudo da arte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na primeira metade do século XX, o ensino da arte era tecnicista, ou seja, formava o cidadão de maneira a usar as diferentes tecnologias da época para profissionalizar e ensinar uma arte técnica. ( ) Antes disso, o ensino da arte já existia e tinha como premissa a alta cultura - ou cultura erudita - na qual as escolas priorizavam convidar os artistas a trazerem sua arte para a escola. ( ) Nessa ideia de transmissão de modelos, havia apenas o desenvolvimento de habilidades manuais para ‘enaltecer dons artísticos’, contudo, basicamente desenvolvia-se apenas precisão geométrica nas crianças. ( ) Percebe-se o desenvolvimento útil e imediato no ensino da arte nas escolas: ‘Preciso aprender agora e preciso fazer para um fim específico’. ( ) O aluno era considerado como agente participativo, dotado de capacidade e com personalidade para o estudo da arte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.