Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
A influência de John Dewey alcançou o Brasil no momento de um renovado interesse na educação popular (décadas de 1920 a 1930). A eclosão desse interesse pela educação do Povo deu-se nos fins do século XIX (1870-90). Analise as assertivas a seguir sobre a influência de John Dewey no Brasil, de acordo com Ana Mae Barbosa no seu livro John Dewey e o ensino da arte no Brasil.
I- A influência de Dewey foi recebida corretamente desde o início. Nereu Sampaio interpretou a apreciação naturalística recomendada por Dewey em A escola e a sociedade como um esforço para produzir uma representação realística.
II- Em ambos os períodos, a ideia dominante era limitar o ensino de arte somente à classe social mais abastada: arte estudada como preparação para o gerenciamento dos negócios ou como instrumento apreciador crítico da cultura.
III- Os educadores perderam de vista seus objetivos e permaneceram apegados a estratégias e modelos inaplicáveis. O mesmo aconteceu com os métodos que os Democratas de 1930 foram buscar em John Dewey.
IV- Os liberais do fim do século argumentavam que a educação popular deveria começar pela aprendizagem do desenho geométrico, cujo conteúdo (frisas decorativas, rosáceas, meandros etc.) deveria seguir os desígnios da moda arquitetônica.
Está(ão) CORRETO(S):
I- A influência de Dewey foi recebida corretamente desde o início. Nereu Sampaio interpretou a apreciação naturalística recomendada por Dewey em A escola e a sociedade como um esforço para produzir uma representação realística.
II- Em ambos os períodos, a ideia dominante era limitar o ensino de arte somente à classe social mais abastada: arte estudada como preparação para o gerenciamento dos negócios ou como instrumento apreciador crítico da cultura.
III- Os educadores perderam de vista seus objetivos e permaneceram apegados a estratégias e modelos inaplicáveis. O mesmo aconteceu com os métodos que os Democratas de 1930 foram buscar em John Dewey.
IV- Os liberais do fim do século argumentavam que a educação popular deveria começar pela aprendizagem do desenho geométrico, cujo conteúdo (frisas decorativas, rosáceas, meandros etc.) deveria seguir os desígnios da moda arquitetônica.
Está(ão) CORRETO(S):