A palavra “Pedagogia” tem origem na Grécia, paidós(criança) e agodé (condução). A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós(criança) e agogos(condutor). Portanto, “pedagogo” significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir o ensino.
(Disponível https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/professor-pedagogo-condutor-de-criancas-a-empreen.htm.)

Assim sendo, a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber. Na visão da professora Amelia Hanze (2011), até hoje a preocupação da pedagogia é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhecimento. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que têm começo as primeiras ideias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental. Segundo a autora, partindo desse princípio, surgiram novas visões do ser pedagogo, como todo profissional sempre influenciável pela sociedade e as mudanças no mundo ou, ainda, as tendências pedagógicas ao longo dos tempos, sejam elas de cunho liberal ou progressista. O século XXI é o século do conhecimento, que exige métodos e atitudes empreendedoras na educação. No mundo tecnológico em que vivemos, é imprescindível desenvolver novas competências para ensinar, pois essa é a exigência de um mundo que tem compassos apressados de transformações.

Considerando o exposto, são atitudes indevidas do pedagogo na educação contemporânea, EXCETO: