A gestão de políticas sociais compõe as competências profissionais de assistentes sociais, seja na execução direta de serviços, seja no planejamento e avaliação de políticas e programas sociais. Sobre o trabalho das/dos assistentes sociais na gestão, analise as afirmativas.


I. Desde o processo de reordenamento das políticas de Seguridade Social nos anos de 1990, tem-se requisitado às/aos assistentes sociais para atuar na estruturação institucional, na organização e gestão dos serviços.
II. A ocupação de postos de trabalho em órgãos governamentais, na qualidade de gestores de políticas ou em cargos de planejamento, amplia a inserção ocupacional dos assistentes sociais com requisições para implantação e orientação de conselhos de políticas públicas, capacitação de conselheiros, elaboração de planos e projetos sociais, acompanhamento e avaliação de políticas.
III. Compõem novas requisições profissionais no âmbito da gestão a realização de diagnósticos socioeconômicos de municípios, a análise de orçamentos públicos, o domínio do processo de planejamento, o gerenciamento e a avaliação de programas e projetos sociais; a capacidade de negociação; a assessoria e a consultoria em determinadas áreas de trabalho etc.


Estão corretas as afirmativas