A maior parte das plantas superiores não possui raízes, elas possuem micorrizas - mutualismos estreitos entre fungos e tecidos da raiz. Em geral, três tipos principais de micorrizas são reconhecidos. Micorrizas arbusculares, Fungos ectomicorriízicos e as micorrizas ericóides. Em relação as ectomicorrizas (ECMs), analise as proposições abaixo, identificando-as como sendo verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:


( ) Os fungos formam uma bainha de espessura variável ao redor das raízes.

( ) Os fungos são eficientes na extração de suprimentos esparsos e irregulares de fósforo e especialmente nitrogênio da camada de serrapilheira.

( ) O micélio do fungo se estende internamente a partir da bainha, penetrando entre as células do córtex da raiz, propiciando contato íntimo de célula a célula com o hospedeiro.

( ) O carbono flui da planta para o fungo (principalmente hexoses). Dessa forma, o crescimento da ECM ocorre de forma inversa à taxa de fluxo dos açúcares da planta.

( ) Quando a disponibilidade direta de nitrato para a planta é alta, o metabolismo da planta é desviado da produção de hexoses. Como consequência, a ECM se degrada: as plantas parecem suportar ECM tanto quanto parecem precisar dela.