Neste ano, mais uma vacina foi disponibilizada pelo SUS, trata-se da vacina contra o HPV e o câncer do colo do útero, conforme se verifica na notícia a seguir.
A Secretaria de Saúde de Videira inicia na próxima segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para meninas e adolescentes de 11,12 e 13 anos (faltando 1 dia para completar 14 anos). O objetivo da ação realizada pela Administração Municipal é imunizar cerca de 1.100 meninas e adolescentes através da vacinação em escolas públicas e privadas até o dia 28 de março. “Para que todas as adolescentes sejam vacinadas desenvolvemos um amplo cronograma que vai percorrer todas as escolas do município” diz a secretária de Saúde, Maria Eneida Furlin Dresch, alertando que as adolescentes deverão levar a caderneta de vacinação para receber o medicamento.
Segundo a enfermeira Miriam Rostirolla, chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero e após o início da vida sexual a adolescente tem que se submeter ao exame papanicolau. “As meninas devem receber três doses. Uma nesta campanha, a segunda dose após seis meses (setembro) e a terceira cinco anos depois (2019). A vacina protege a usuária de alguns subtipos do HPV, mas não de outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, é sempre importante usar a camisinha”, explica.
(Disponível em: http://www.emvideira.com.br/noticias/2014/3/6/sa%C3%BAde---secretaria-de-sa%C3%BAde-de-videira-inicia-
vacina%C3%A7%C3%A3o-contra-hpv-em-adolescentes-na-pr%C3%B3xima-segunda-feira-%2810%29. Acesso em: 15/05/2014. Adaptado.)
Observe o seguinte trecho: “Segundo a enfermeira Miriam Rostirolla, chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero e após o início da vida sexual a adolescente tem que se submeter ao exame papanicolau”. Assinale a alternativa que mantém a mesma relação de sentido estabelecida pela conjunção sublinhada.