A tuberculose causada pelo Mycobacterium bovis é uma zoonose de evolução crônica que acomete principalmente bovinos e bubalinos. Caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido. A principal porta de entrada do agente é a via respiratória, pela inalação de aerossóis contaminados com o microrganismo. O trato digestivo também é porta de entrada da doença, principalmente em bezerros alimentados com leite proveniente de vacas com mastite tuberculosa. Com relação ao diagnóstico da tuberculose, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O teste tuberculínico consiste na aplicação pela via intramuscular de 1 mL do PPD bovino ou aviário.

( ) O mecanismo de ação do teste está fundamentado em uma reação alérgica por células e é classificado como hipersensibilidade retardada do tipo IV.
( ) Após a aplicação da tuberculina em um animal infectado, ocorrerá uma resposta com endurecimento e edema no local da inoculação que atinge seu máximo nas 72 horas seguintes à aplicação.
( ) A anergia é um fenômeno que pode ocorrer em animais com tuberculose generalizada ou em estágios finais da doença, pois observa-se imunossupressão e inibição da reação de hipersensibilidade retardada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: