Em 14 de março de 2020, o Ministério da Saúde divulgou boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública / COVID-19.
O boletim informa que, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde classificou a Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) como uma pandemia. Isso significa que o vírus está circulando em todos os continentes e que há ocorrência de casos oligossintomáticos, o que dificulta a identificação. Desse modo, principalmente no hemisfério sul, onde está o Brasil, os países devem se preparar para o outono/ inverno com o objetivo de evitar casos graves e óbitos. Nesse contexto, a plataforma Integrada de Vigilância em Saúde(Disponível em: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#COVID-19-brazil) mostra a notificação de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) e apontou, em 15/03/2020, um número de 200 casos confirmados no Brasil.
Sobre a notificação e seu contexto, analise as afirmativas a seguir e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. ( ) Notificação compulsória imediata é realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível. ( ) Notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. ( ) Doença é enfermidade ou estado clínico, independentemente de origem ou fonte, que representa ou pode representar um dano significativo para os seres humanos. ( ) Agravo é qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.