INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 07.


Se trabalhar no âmbito da [Atenção Primária] AP já representa um grande desafio para o psicólogo, quando o assunto é o consumo de substâncias psicoativas esse desafio se intensifica. Em pesquisa sobre como a AP responde às demandas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas, Lima (2014) aponta que os profissionais entrevistados — incluindo o psicólogo da equipe do [Núcleos de Apoio à Saúde da Família] NASF — relatam que a única ação a ser feita é o encaminhamento a um serviço especializado. Para justificar os constantes encaminhamentos, os profissionais dizem não saber o que fazer com usuários de álcool e drogas.


Fonte: LIMA, Ana Izabel Oliveira; DIMENSTEIN, Magda; MACEDO, João Paulo. Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v.9, n.2, p.188-197, jul.- dez.2015.


O trecho trata do trabalho dos psicólogos dos NASF, diante da questão do consumo de substâncias psicoativas. Considerando-o, analise as asserções que se seguem.


I. O enfrentamento ao consumo de substâncias psicoativas realizado pelo serviço de psicologia em um NASF pode-se dar através do matriciamento e/ou da abordagem de redução de danos.


PORQUE


II. A concepção que um psicólogo tem a respeito de como as famílias de pessoas dependentes químicas devemse comportar é de caráter prescritivo, formato que deve embasar o seu trabalho em quaisquer abordagens na AP.


Considerando-se a relação acima, assinale a alternativa CORRETA.