A questão se refere ao texto abaixo:
Fofoca é importante para construção de grupos sociais, diz especialista
Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já fez ou ouviu uma fofoca. Sabe aquela fofoquinha aleatória, inocente e principalmente quando fala de alguém positivamente? Então, ela faz bem para sua saúde.
A fofoca costuma ser considerada um tabu social, mas o psicólogo Wagner Costa, especializado em psicologia positiva e mestre em ciências da saúde, diz que ela pode ser benéfica. Segundo ele, a fofoca facilita as conexões sociais e permite que você aprenda sobre o mundo por meio das experiências de outras pessoas.
O especialista diz que fofocar cria uma “realidade compartilhada”, na qual amigos e colegas frequentemente se unem, formam alianças, compartilham informações pessoais e discutem o comportamento de outras pessoas para alcançar ações socialmente aceitáveis.
“A partir do momento que eu estou comentando sobre a vida de alguém positivamente, isso também gera em mim e em quem está escutando emoções positivas. As emoções positivas no corpo funcionam como um relaxamento e geram bem-estar, por isso que a gente se sente bem ao fofocar”, comentou.
Um estudo da Universidade de Staffordshire, no Reino Unido, diz que guardar um segredo tem efeito similar a carregar peso em excesso por muito tempo, e pode, aos poucos, destruir a energia do corpo. Segundo os cientistas, os segredos e “notı́cias surpresas” ocupam seu cérebro e, conforme a pessoa pensa muito sobre eles, maior a chance de sua energia, dos recursos intelectuais e motivacionais da pessoa se esgotarem.
Por outro lado, Wagner explica que guardar segredo não gera nenhum compromisso para a mente. No entanto, o problema aparece quando a pessoa começa a se questionar se ela deve ou não espalhar a informação, porque isso gera um desgaste mental.
Mas e a fofoca negativa?
O estudo de Staffordshire afirma que mesmo este tipo de fofoca tem os seus benefı́cios, por exemplo: seja bem ou mal, a fofoca faz com que as pessoas se sintam mais próximas e unidas, aumentando assim o sentimento de “apoio” ou “pertencimento social”.
“A fofoca é responsável pelo nosso desenvolvimento, porque quando fofocamos nós construı́mos imagens na nossa mente. O ser humano com a fofoca ele inventa, então a partir do momento que eu invento uma histó ria, isso vai fazendo com que a sociedade se desenvolva. É por isso que gera essa sensação de pertencimento social”, explicou Wagner.
“Por exemplo, se eu trabalho em algum lugar, é importante que eu saiba quem gosta de quem, quem não gosta de quem, quem está querendo quem, quem sai com quem…Todas essas informações servem pra que eu vá me agrupando às pessoas de forma que eu possa ter sucesso. Então na nossa sociedade, a fofoca é muito importante como construção dos grupos sociais”, continuou.
Além disso, a fofoca gera sensação de alıv́io, como se um peso estivesse saindo das costas da pessoa, principalmente se vier gerando uma mobilização positiva. Como por exemplo, ajudar terceiros ou avisá-los de algum “perigo”, ou até como forma de desabafo.
Claro, uma fofoca negativa, falando mal sobre alguém, não é algo legal de se fazer, e com certeza não fará ninguém se sentir melhor em relação a si mesmo como uma “fofoca boa” pode fazer. Porém, em questõ es sociais, ela pode fazer as pessoas se sentirem menos solitárias.
(Publicado no site da FOLHA BV, em 21/10/2022. Disponível em https://www.folhabv.com.br/variedades/entretenimento/fofoca-e-importante-para-construcao-de-grupos-sociais-diz-especialista/)
As opiniões e informações que se pode extrair do autor do texto, do psicólogo Wagner Costa e de um estudo da Universidade de Staffordshire SÃO: