Triste realidade!!
"Em 33 anos de mar, nunca vi um ano tão ruim como este", lamenta o pescador José Maria dos Santos da Silva, que no próximo ano completará cinco décadas de vida. A frase em tom de desespero soa uníssona aos 1.553 pescadores de Icapuí.
"Antes a gente pegava 50,60 Kg de lagosta por dia. Hoje quando pegamos 2 Kg é muito. Na maioria das vezes os manzuás voltam vazios", diz Antônio Cesar Bernardo da Silva. Manzuá é um engradado de varas empregado na pesca artasanal, onde o peixe entra por uma abertura e não mais consegue encontrar a saída. Neste ano, sem utilidade, elas foram amontoadas na varanda da casa de José Maria, erguida a poucos metros da Praia da Redonda. "Parei de ir para o mar", diz. "Não compensa mais. A lagosta está cada vez mais difícil de ser pescada", explica.
Escrito por André Costa
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/pesca-ilegal-afeta-producao-de-lagosta-no-litoral-de-icapui-1.2163952
Sobre essa realidade, analise as seguintes afirmações:
I. Em anos anteriores - mas não muito distantes -, alguns grupos passavam dias em alto mar, a renda média mensal se aproximava dos R$ 4 mil.
II. Com os programas assistencialistas do governo como o Auxílio Emergencial, o pescador não precisa mais ir para o alto mar.
III. Para os pescadores artesanais é simples e unânime a explicação para o sumiço da lagosta: o crescimento e falta de fiscalização da pesca ilegal.
IV. Os pescadores que vão ao mar com equipamentos de mergulho e os chamados compressores de ar, vão até o fundo do mar respirando por mangueiras e capturaram as lagostas.
V. "Colônias inteiras são capturadas de uma só vez, a reprodução da lagosta torna-se mais rápida, renovada.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.