Disciplina:
Pedagogia
Leia e analise os fragmentos sobre o trabalho com os conteúdos no ensino fundamental.
“(...) a repetição como tal, o retorno vezes sem fim da mesmidade, em toda sua desolação e tédio psicológico: vale dizer, neurose” (JAMESON, [1990] 1997, p.32).
Parece ensaiado: o professor entra na sala, cumprimenta, pede silêncio. Faz a chamada dos alunos, introduz rapidamente o tópico programático a ser abordado e, preenchendo a lousa ou ditando, “passa o ponto”, enquanto os alunos copiam. O professor “explica”, repetindo o que já foi copiado. Em uma época em que se fala muito em tecnologias a favor da educação, há o professor que prepara alguns ‘slides’, mas que não deixa de ser uma cópia fiel do que está nos livros didáticos. A escola cumpriu mais uma etapa de seu papel social.
https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-mundo-academico-v10- n15-artigo-01.pdf
Qual estratégia é necessária para modificar essa prática?
“(...) a repetição como tal, o retorno vezes sem fim da mesmidade, em toda sua desolação e tédio psicológico: vale dizer, neurose” (JAMESON, [1990] 1997, p.32).
Parece ensaiado: o professor entra na sala, cumprimenta, pede silêncio. Faz a chamada dos alunos, introduz rapidamente o tópico programático a ser abordado e, preenchendo a lousa ou ditando, “passa o ponto”, enquanto os alunos copiam. O professor “explica”, repetindo o que já foi copiado. Em uma época em que se fala muito em tecnologias a favor da educação, há o professor que prepara alguns ‘slides’, mas que não deixa de ser uma cópia fiel do que está nos livros didáticos. A escola cumpriu mais uma etapa de seu papel social.
https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-mundo-academico-v10- n15-artigo-01.pdf
Qual estratégia é necessária para modificar essa prática?