De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, formar leitores é algo que requer condições favoráveis para a prática de leitura — que não se restringem apenas aos recursos materiais disponíveis, pois, na verdade, o uso que se faz dos livros e demais materiais impressos é o aspecto mais determinante para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura. Sabendo disso, atribua V, caso verdadeiro, ou F, caso falso, para as condições leitoras expostas a seguir:
( ) O professor deve evitar ler para seus alunos, para permitir que eles sejam mais participativos nas aulas e, assim, possam treinar mais a leitura. ( ) Possibilitar aos alunos a escolha de suas leituras. Fora da escola, o autor, a obra ou o gênero são decisões do leitor. Tanto quanto for possível, é necessário que isso se preserve na escola. ( ) Durante o momento de leitura dos alunos, é interessante o professor interromper para perguntar sobre o que estão achando, se estão entendendo e outras questões. ( ) Possibilitar aos alunos o empréstimo de livros na escola. Bons textos podem ter o poder de provocar momentos de leitura junto com outras pessoas da casa. ( ) Construir na escola uma política de formação de leitores na qual os mais aptos possam contribuir com sugestões para desenvolver uma prática constante de leitura que envolva o conjunto da unidade escolar
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é