Ao elucidar os princípios que regem a aquisição de comportamentos aprendidos, bem como os elementos necessários à mudança do repertório comportamental, o Behaviorismo se tornou bastante conhecido e aplicado na área da educação.

A seguir analise as principais contribuições do Behaviorismo para as práticas educacionais, a maioria delas relacionadas à proposta da instrução programada.

I. O conteúdo a ser ensinado deve ser subdivido em pequenas partes, distribuídas em uma sequência lógica que possibilite a passagem gradual de uma etapa à outra. É importante o uso de reforçadores ao longo de todo processo e não apenas no final.
II. O uso de reforçadores é de grande importância para o processo de aprendizagem escolar, mas deve-se ter cuidado com o excesso de punição, pois tende a levar à esquiva (evitação).
III. Cada estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem e esse deve ser respeitado.
IV. O ensino deve ser pensado de modo que apresente conhecimentos futuros úteis.
V. A avaliação é um elemento muito útil, por alguns motivos: "o erro indica ao professor que o seu procedimento de ensino não está sendo efetivo e que algo em seu planejamento de ensino precisa ser revisto.

Estão CORRETOS: