Disciplina:
Odontologia
As ações da equipe de Saúde Bucal (eSB) devem contemplar prevenção, promoção, proteção de saúde e reabilitação da saúde em diferentes áreas da Odontologia, considerando os ciclos de vida, bem como em condições especiais, como por exemplo, as gestantes e as pessoas com necessidades especiais.
Nesse sentido, analise as asserções a seguir:
I. A educação em saúde deve ser parte das atribuições comuns a todos os membros da eSB, mas os profissionais auxiliares podem ser as pessoas ideais para conduzir o trabalho nos grupos. O ACS tem papel relevante na divulgação de informações sobre saúde bucal, devendo a eSB orientar o seu trabalho, sendo a presença do CD importante em momentos pontuais e no planejamento das ações.
II. Na organização das ações coletivas em saúde bucal em espaços escolares, o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) pode ser realizado nos escolares que apresentem lesões cavitadas com indicação da técnica. Aqueles que não possibilitem a execução do TRA devem ser encaminhados para a UBS de referência da escola. Em ambos os casos, a responsabilidade é exclusiva da eSB.
III. A aplicação tópica de flúor com escova de dentes consiste aplicação tópica de flúor em gel com concentração de 1,23%, durante quatro minutos, podendo ser realizada no bebedouro coletivo ou escovódromo da escola, ou mesmo, em outros espaços, com o uso de copos descartáveis.
IV. As atividades educativas em espaços escolares deverão ser conduzidas, respeitando-se as características de cada faixa etária. Recursos como macromodelos, cartazes, jogos, desenhos podem ser utilizados. ASB/TSB/CD e professores do espaço escolar são os responsáveis por essas atividades.
Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS.
Nesse sentido, analise as asserções a seguir:
I. A educação em saúde deve ser parte das atribuições comuns a todos os membros da eSB, mas os profissionais auxiliares podem ser as pessoas ideais para conduzir o trabalho nos grupos. O ACS tem papel relevante na divulgação de informações sobre saúde bucal, devendo a eSB orientar o seu trabalho, sendo a presença do CD importante em momentos pontuais e no planejamento das ações.
II. Na organização das ações coletivas em saúde bucal em espaços escolares, o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) pode ser realizado nos escolares que apresentem lesões cavitadas com indicação da técnica. Aqueles que não possibilitem a execução do TRA devem ser encaminhados para a UBS de referência da escola. Em ambos os casos, a responsabilidade é exclusiva da eSB.
III. A aplicação tópica de flúor com escova de dentes consiste aplicação tópica de flúor em gel com concentração de 1,23%, durante quatro minutos, podendo ser realizada no bebedouro coletivo ou escovódromo da escola, ou mesmo, em outros espaços, com o uso de copos descartáveis.
IV. As atividades educativas em espaços escolares deverão ser conduzidas, respeitando-se as características de cada faixa etária. Recursos como macromodelos, cartazes, jogos, desenhos podem ser utilizados. ASB/TSB/CD e professores do espaço escolar são os responsáveis por essas atividades.
Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS.