O Ensino Religioso é um importante espaço para as discussões sobre as identidades culturais do Brasil. Os debates podem colaborar com a formação dos estudantes, suas ideias sociopolíticas e a compreensão sobre o mundo. Leia as afirmativas abaixo:
“[…] A redescoberta das identidades subalternas e os repertórios de ação mobilizados para afirmá-las não podem ser creditados a um puro “despertar” dos oprimidos, nem dos locais. Paradoxalmente, os fluxos globais também dizem respeito ao que foi discutido […] em termos da “recepção” da cultura nos movimentos identitários e na religião. […]. As novas identidades religiosas emergem num contexto de pluralismo de valores na experiência religiosa e nas formas de interpretar os sinais dos tempos, de se situar no mundo. O que as torna novas não é um conjunto comum de atributos, mas uma circulação de temas e práticas marcados pela experiência do deslocamento de velhas formas de identificação (inclusive as que muito recentemente se haviam apresentado como alternativas) e pelo difícil e nunca garantido aprendizado da vivência plural, da negociação entre o eu/nós e o outro/eles”.
Fonte: BURITY, Joanildo A.. Cultura e identidade no campo religioso. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v.05, nº 02, dez.2013. p.173-174