A Instrução Normativa nº 03/16 dispõe sobre os procedimentos relativos ao planejamento de estratégias educacionais a serem dispensadas aos estudantes com deficiência.


A respeito das estratégias que devem ser adotas no planejamento educacional, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.


(_) Acolhida do estudante com deficiência autodeclarada no processo seletivo ou identificada no transcurso do processo educativo, por meio da mobilização do NAPNE do Câmpus, equipe técnico-pedagógica, além de representantes da equipe gestora do Câmpus, compondo equipe multidisciplinar sob a coordenação de, no mínimo, um docente com formação específica em Educação Especial, para a construção do Plano de Atendimento Educacional Especializado.

(_) Realização, pelos membros da equipe multidisciplinar, de entrevistas, reuniões, observações ou outras estratégias diagnósticas cabíveis com o próprio estudante, familiares e profissionais eventualmente envolvidos na sua assistência extraescolar, visando à obtenção de informações, laudos clínicos e exames que subsidiem a elaboração do diagnóstico biopsicossocial do estudante, bem como o planejamento das estratégias educativas a serem adotadas para o favorecimento de seu êxito escolar e inclusão social.

(_) Mobilização dos professores, da equipe multidisciplinar e dos técnicos em assuntos educacionais para a delimitação do perfil acadêmico do estudante, por meio do Instrumento de Diagnóstico Escolar.

(_) Elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado, sob a coordenação e supervisão do NAPNE do Câmpus e equipe multidisciplinar, com o apoio consultivo dos serviços técnicos das Pró-reitoras e apoio executivo do Departamento de Ações Inclusivas e da Direção do Câmpus, no que couber, conforme demandas específicas.

(_) Implementação do Plano de Atendimento Educacional Especializado sob a coordenação da equipe elaboradora, sendo avaliado trimestralmente pelo NAPNE do Câmpus.


A sequência correta, de cima para baixo, é