Com relação ao conceito e classificação dos stakeholders por Hitt (2008), julgue os itens a seguir:
I) Stakeholders são pessoas e/ou grupos que podem afetar e são afetados pelos resultados estratégicos obtidos e que tem reivindicações aplicáveis no tocante ao desempenho da empresa.
II) As partes envolvidas nas operações de uma empresa podem ser divididas em pelo menos três grupos. Esses grupos são: os stakeholders do mercado de capitais, os stakeholders do mercado de produtos e os stakeholders organizacionais.
III) Os empregados – os stakeholders organizacionais de uma empresa – esperam que esta ofereça um ambiente de trabalho dinâmico, estimulante e gratificante. Nesse caso, os líderes estratégicos são os maiores responsáveis pelo atendimento diário das necessidades desse grupo.
IV) Os stakeholders do mercado de produtos possuem todos os interesses em comum. No entanto, os clientes nesse grupo requerem produtos confiáveis ao menor preço possível. Os fornecedores procuram clientes fiéis que estejam dispostos a pagar o preço sustentável mais alto pelos bens e serviços que recebem.
V) Quando uma empresa está ciente de possíveis ou reais insatisfações entre os stakeholders do mercado de capitais, ela é afetada pela natureza da sua relação de dependência com os mesmos. Quanto maior e mais importante for a relação de dependência, mais direta e significativa será a resposta da empresa. Ou seja, é razoável esperar que o CEO e os gerentes do alto escalão da empresa reflitam sobre o que deve ser feito para melhorar o desempenho financeiro da empresa a fim de satisfazer stakeholders do mercado de capitais.