Segundo Henry Mintzberg, a formação de gerentes reside no desenvolvimento das habilidades. Ele acredita que seja preciso ir além da transmissão de conhecimentos e oferecer oportunidades para que as pessoas possam desenvolver e aprimorar suas habilidades gerenciais. As observações de Mintzberg e as pesquisas subsequentes indicam que as diversas atividades dos gerentes podem ser organizadas em dez papéis.
Categoria
I) Informacional
II) Interpessoal
II) Decisório
Papel
1. Líder
2. Disseminador
3. Monitor
4. Empreendedor
5. Alocador de recursos
6. Negociador
7. Porta-voz
8. Representante
9. Intercomunicador
10. Apaziguador de distúrbios
Atividade
( ) Direciona e motiva os funcionários. Treina, aconselha e se comunica com os subordinados.
( ) Representa os interesses do departamento durante as negociações dos contratos sindicais, vendas, compras, orçamentos.
( ) Passa as informações para os outros membros da organização. Envia memorandos e relatórios.
( ) Transmite informações para as pessoas de fora mediante discursos, relatórios e memorandos.
( ) Desempenha deveres cerimoniais e simbólicos, como receber visitantes, e assina documentos legais.
( ) Mantém elos de informações tanto dentro quanto fora das organizações.
( ) Inicia projetos de melhorias, identifica novas ideias e delega a responsabilidade da ideia para outros.
( ) Toma medidas corretivas durante as disputas ou crises, resolve os conflitos entre os subordinados e se adapta as crises ambientais.
( ) Busca e recebe informações, faz uma leitura rápida das publicações e dos relatórios e mantém contatos pessoais.
( ) Decide quem recebe os recursos, faz a programação, o orçamento e estabelece as prioridades.