Relacione corretamente os métodos ativos em educação musical com seus respectivos autores:
(I) Zoltán Kodály
(II) Émile Jaques-Dalcroze
(III) Carl Orff
(IV) Edgar Willens
(V) Shinichi Suzuki
( ) Apresenta em sua metodologia princípios como as relações psicológicas estabelecidas entre a música e o ser humano, a não utilização de recursos extramusicais no ensino musical, a ênfase da necessidade do trabalho prático antes do ensino musical propriamente dito e relação do ritmo, melodia e harmonia, com aspectos físicos sensoriais, afetivos e mentais.
( ) Ao perceber que o corpo deveria ser o primeiro instrumento musical a ser treinado, o autor buscou desenvolver um método que traduzisse a linguagem corporal em linguagem musical. Segundo ele, todos os elementos musicais poderiam ser experimentados e vivenciados através do movimento, pois acreditava que há um gesto para cada som e um som para cada gesto.
( ) Propôs uma metodologia com instrumental específico composto por instrumentos melódicos de percussão, com o objetivo central de integração dos elementos da linguagem falada, do ritmo, da canção e da dança. Em sua concepção, o processo de aprendizagem envolve cantar, movimentar-se, tocar, improvisar e compor. Todos são participantes, e não apenas ouvintes, no fazer musical.
( ) O objetivo do método proposto pelo autor é capacitar a criança a tocar com fluência a cada nível de aprendizagem. Sua proposta de “Educação para o talento” traz princípios como: motivação; alegria e autoconfiança; aprendizagem dentro do ritmo de cada um; imitação dos modelos que estão sempre disponíveis e identificação com os mestres.
( ) Desenvolveu um sistema de educação musical dirigida a todas as pessoas com a utilização da música folclórica de seu país de origem, ampla utilização da prática vocal em grupo, do treinamento auditivo e do solfejo.