“Para quê professores numa sociedade que, há muito, superou não apenas a importância destes na formação das crianças e dos jovens, mas que também é muito mais ágil e eficaz em trabalhar as informações? E então, para quê formar professores?” (PIMENTA, p.73,1996). Repensar a formação de professores é uma importante demanda para este tempo, ainda mais pelas condições atuais de uma sociedade com novas condições tecnológicas. Sobre essa formação, marque com V as respostas VERDADEIRAS e com F as FALSAS:
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores –
Saberes da Docência e Identidade do Professor.
R. Fac., São Paulo, v.22, n.2, p.72-89, jul./dez 1996.
( ) As teorias de reprodução nos anos 70/80 colaboraram para explicar o fracasso escolar demonstrando sua produção enquanto reprodução de desigualdades.
( ) As teorias de reprodução explicaram suficientemente as mediações pelas quais se opera a produção das desigualdades nas práticas pedagógica e docente que ocorrem nas organizações escolares, dada que essas mediações não envolvem as ações de alunos, pais, professores, escolas, políticas curriculares e sistemas de ensino entre outras. [ 5 ]
( ) Muitas vezes, nas práticas pedagógicas e nas organizações escolares, teorias diferentes do que aquelas produzidas pelas ciências da educação são praticadas, indicando a necessidade de compreender os aspectos da formação docente.
( ) O estudo da identidade profissional do professor deve ser um dos aspectos dos saberes que configuram a docência.
( ) Programas de atualização de conteúdos de ensino têm se mostrado pouco eficientes para alterar a prática docente por não considerarem a prática docente e pedagógica nos seus contextos.