Tomando como base a corrente pedagógica contemporânea do “conhecimento em rede”, na qual o conhecimento ocorre a partir dos significados que as pessoas constroem em suas relações/redes, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.
( ) Podemos dizer que esta corrente supõe uma ruptura na forma de se conhecer. É mantida a hipótese de um conhecimento socialmente construído, porém são enfraquecidas as bases, muitas vezes, impostas rigidamente entre o conhecimento cotidiano e o que chamamos de conhecimento científico.
( ) O conhecimento se constrói individualmente, não no sentido da assimilação da cultura anteriormente acumulada, mas no sentido de que ele emerge nas ações cotidianas sem necessitar de validação.
( ) Caracteriza-se pela a multiplicidade e complexidade de relações em meio das quais se criam e se trocam conhecimento, tecendo redes de conhecimento entre os sujeitos em interação.
( ) O conhecimento científico perpassa pelo senso comum porque emerge dele e deve se afastar dele mostrando as mudanças necessárias para que ele seja um conhecimento válido para a instituição escolar.
( ) A cultura não é apenas assimilada, ela é revista nas ações desses sujeitos.