Sobre as questões técnicas e pedagógicas do uso das tecnologias da informação e da comunicação em educação, entende-se que existem grandes desafios e podemos citar a formação de professores como um deles. Leia com atenção as sentenças abaixo.
I) Deve-se proporcionar ao professor uma formação de base para que possam ser superadas as barreiras de ordem administrativa e pedagógica, possibilitando a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo.
II) É interessante uma formação que possibilite ao professor conhecimentos técnicos sobre a informática, isso já garante mudança, pois se une a formação técnica ao domínio de conteúdo.
III) É preciso que a concepção da formação docente seja a de continuidade, assim é essencial a criação de movimentos cuja dinâmica se estabeleçam na reflexão e na ação; e na reflexão sobre a ação, deste modo amplia-se a vivência de papéis eminentemente práticos sendo desnecessárias as teorias que favoreçam a compreensão dessa nova prática pedagógica.
IV) Durante a formação deve haver condições para a construção de conhecimentos acerca do porquê e do como integrar o computador na prática pedagógica.
V) As experiências de formação precisam ser recontextualizadas de modo que o professor transforme o aprendizado e a experiência vivida durante sua formação para sua realidade de sala de aula.