Observe atentamente a tabela a seguir:
O público-alvo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são aqueles potenciais alunos que não frequentaram a escola na idade indicada, de acordo com a legislação, e tem o desejo de concluir os estudos. Como demonstra na tabela, entre os anos de 2012 e 2013 chegaram a quase 4 milhões de matrículas, ou seja, abrangendo quase 4% da população brasileira. Considerando essa modalidade de ensino, leia atentamente as seguintes afirmativas.
I) Segundo o Art.38 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.9394/96 para a realização do exame supletivo deve-se observar para o nível de conclusão do ensino fundamental, maiores de quinze anos, e no nível de conclusão do ensino médio, maiores de vinte anos.
II) Quando jovens e adultos retornam aos estudos, através do EJA, os seus professores devem observar que esses alunos possuem uma visão de mundo peculiar, pois são protagonistas de histórias reais e ricos em experiências.
III) A educação de jovens e adultos é importante para a construção de uma sociedade tolerante e instruída, para o desenvolvimento socioeconômico e para a erradicação do analfabetismo.
IV) Independente da idade em que o aluno ingressa no banco escolar, os propósitos, metodologias de ensino e objetivos de aprendizagem são os mesmos, nesse caso o professor pode utilizar o mesmo planejamento de alfabetização de crianças para alfabetização de adultos