Karl Marx elaborou uma ampla teoria social cujo escopo fundamental foi compreender a modernidade em sua dimensão econômica. Seu pensamento exerceu uma importância decisiva para o desenvolvimento da Sociologia que sempre pretendeu entender a sociedade moderna. Levando em consideração o método de análise da sociedade apresentado por Marx, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Infraestrutura 2. Superestrutura
COLUNA II
( ) O que é a sociedade, seja qual for a sua forma? – o produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens escolher livremente esta ou aquela forma de sociedade? [...] a história social dos homens nada mais é que a história do seu desenvolvimento individual, tenham ou não consciência disso.
( ) Partindo da análise das relações de produção, Marx constatou que a sociedade se dividia em classes sociais. Estas seriam fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção. Elas surgem quando um grupo social se apropria das forças ou meios de produção e se torna proprietário dos instrumentos de trabalho. As classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietários destes meios.
( ) O elemento fundamental da economia é o trabalho. O ser humano, pra sobreviver, precisa produzir os bens necessários para a satisfação de suas necessidades. É através do trabalho que o homem transforma a natureza e reproduz sua existência. De acordo com o esquema dialético de Marx, através do trabalho o homem supera a condição de ser apenas natural e cria uma nova realidade: a vida social.
( ) O trabalho [é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza [...] Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza.”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.