As reflexões sobre o homem ocupam o centro das expressões culturais, com um forte anseio de compreender a questão que as orienta: “O que é o homem?”. A Antropologia é a ciência que pretende apresentar respostas a essa pergunta. Num primeiro momento, ainda no século XIX, essa ciência passou a ser estruturada sob dois enfoques: da Antropologia Física ou Biológica e da Antropologia Cultural. Posteriormente, no século XX, surgem novas abordagens para o estudo antropológico. Sobre os parâmetros dessas novas abordagens da antropologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Parâmetros do Evolucionismo 2. Parâmetros do Culturalismo 3. Parâmetros do Funcionalismo 4. Parâmetros do Estruturalismo
COLUNA II
( ) Os trabalhos de Bronislaw Malinowski representam essa teoria antropológica, com nova proposta de abordagem das culturas, sendo relevante estudá-las isoladamente, sem tomar nenhuma como parâmetro comparativo. Assim, o pesquisador deve mergulhar intensamente no convívio, nos hábitos e costumes do povo que está sendo estudado. Deve aprender sua língua, sua evocação religiosa, seus códigos específicos de trocas e o trato com a sexualidade, enfim, deve colher o maior número de informações, em vez de enquadrá-las em uma teoria alheia à experiência factual. O seu método característico é o da ‘observação participante’.
( ) O pesquisador mais importante dessa teoria foi Claude Lévi-Strauss e um dos focos mais relevantes de sua investigação consiste na utilização da noção de estrutura, que subjaz toda relação entre os indivíduos e as instituições sociais.
( ) Essa teoria foi norteada pelo paradigma metodológico das Ciências Naturais, sobretudo da Física e da Biologia. Nessa visão teórica os organismos, através do mecanismo de adaptação implementam formas mais complexas e evoluídas, selecionando aqueles mais aptos às experiências do ambiente.
( ) Tem como principais expoentes os antropólogos Franz Boas e Ruth Benedict, e defende que as culturas humanas são caracterizadas por processos e constituintes históricos precisos, para cuja compreensão concorrem as condições ambientais, os fatores psicológicos e os efeitos das relações históricas sobre cada comunidade. O seu fundamento metodológico consiste em observar detalhadamente as mudanças ocorridas no tempo presente em suas relações dinâmicas e como os grupos reagem de modo singular na solução de problemas. Busca-se encontrar o desenvolvimento de novos hábito e costumes na origem das transformações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.