Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
A Educação e a Educação Física inseridas no bojo das políticas públicas refletem em alguma medida a perspectiva em que o governo que exerce as funções de estado. No que diz respeito a Educação Física escolar na década de 1970, analise as afirmativas:
I. O governo militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração (entre os Estados) e na segurança nacionais objetivando tanto a formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como a desmobilização das forcas políticas oposicionistas.
II. As atividades esportivas também foram consideradas importantes na melhoria da força de trabalho para o milagre econômico brasileiro. Nesse período, estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo. Nele, o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno.
III. A Educação Física neste período deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta séries se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria.
IV. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade, comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide.
Estão corretas as afirmativas:
I. O governo militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração (entre os Estados) e na segurança nacionais objetivando tanto a formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como a desmobilização das forcas políticas oposicionistas.
II. As atividades esportivas também foram consideradas importantes na melhoria da força de trabalho para o milagre econômico brasileiro. Nesse período, estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo. Nele, o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno.
III. A Educação Física neste período deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta séries se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria.
IV. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade, comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide.
Estão corretas as afirmativas: