Ana tem três anos e quando chega na escola, acompanhada de sua mãe, encontra Maria no portão, uma funcionária que a recebe. Ana logo cumprimenta, conversa, mostra sua mochila e brinquedo, assim como sua mãe também interage com a profissional da portaria. Sobre as práticas cotidianas da Educação Infantil, assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas.
1- A profissional da portaria, apesar de exercer função ligada à proteção e à recepção, também está no papel de educadoras, ensinando valores e conhecimentos para as crianças como cumprimentar, conversar, etc. A realização dessas ações com respeito e atenção às crianças, exige sintonia com o pensamento educacional da instituição.
2- Todos os colaboradores, desde a cozinheira, passando pela secretária, a servente, a monitora, o porteiro, a professora, de acordo com contextos e especificidades, irão discutir e participar das decisões educacionais da escola: compartilhar ideias, discutir as dificuldades de dividir um espaço comum, trocar opiniões, construir posições.
3- Nem todos os adultos que participam da escola são educadores. Pois, quando estão executando suas funções específicas, não ensinam e cuidam das crianças.
4- Para que haja sintonia entre os diferentes profissionais e para que eles compartilhem e ofereçam no seu cotidiano os valores educacionais preconizados pelo estabelecimento educacional, é preciso criar oportunidades de formação em serviço para todos.
Assinale a opção CORRETA: