Quando nos referimos aos recursos de acessibilidade na escola, estamos falando em Tecnologia Assistiva (TA) aplicada à educação, sob a forma de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas. (Sartoretto, Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Brasília,2010 vol.6)

Relacione os tipos de recursos, utilizando A para alta tecnologia e B para baixa tecnologia.

( ) Engrossadores feitos em EVA, bola de espuma ou espuma de isolamento térmico.

( ) Pranchas de letra para varredura, letras móveis com fixação em velcro, livros sensoriais ou com símbolos de comunicação alternativa.

( ) Vocalizadores eletrônicos, colmeias de acrílico para teclado e máquina de escrever em Braille.

( ) Acionadores de mouse e teclado, por sopro, de tração e de piscar, réguas, lupas e ampliadores de texto.

( ) Cartões com objetos de referência, cartões com desenho, Braille e desenho de Libras.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.