A legislação vigente impacta diretamente a atuação do intérprete educacional, uma figura importante para que os alunos surdos, usuários da LIBRAS, tenham acesso não apenas aos conteúdos escolares, como também a oportunidades de interação social no espaço escolar.
Em relação ao tema, avalie se os perfis do profissional que poderá exercer a função de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, caso a demanda não seja suficiente para o atendimento em todos os setores públicos incluem os seguintes:
I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em LIBRAS para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental. II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para LIBRAS, para atuação em cursos e eventos. III. Profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em LIBRAS para realizar interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e educação superior.
Está correto o que se apresenta em