Uma escola em Queimadas, PB, está elaborando um plano de ação para fortalecer a educação inclusiva, com o objetivo de atender de forma mais eficaz aos alunos com deficiência e garantir sua plena participação nas atividades escolares. Durante esse processo, surgiram discussões sobre as melhores estratégias para alcançar essa meta. Avalie as assertivas seguintes:

1. A adaptação de recursos didáticos, como livros em braile e vídeos com legendas, é uma das estratégias essenciais para a educação inclusiva, pois permite que os alunos com deficiência tenham acesso aos mesmos conteúdos que os demais colegas.

2. A criação de um ambiente escolar inclusivo depende da sensibilização e do envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, alunos e suas famílias.

3. A implementação da educação inclusiva exige um planejamento pedagógico diferenciado, que considere as necessidades específicas de cada aluno e promova o desenvolvimento de suas potencialidades.

4. A inclusão efetiva de alunos com deficiência na escola regular depende diretamente da presença de profissionais de apoio, como intérpretes de libras e ATs, sem a necessidade de mudanças na prática pedagógica dos professores.5. A educação inclusiva deve ser vista como um processo contínuo, que exige avaliações anuais e ajustes, para assegurar que todas as barreiras ao aprendizado sejam removidas.


Alternativas: