O fragmento de texto abaixo foi publicado em maio de 2024, pela Agência BNDES de Notícias.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu nova redução de juros no BNDES Exim Pré-Embarque, linha de crédito que financia a produção de bens nacionais voltados à exportação. [...] Além dos novos spreads do BNDES, o custo financeiro total das operações do produto BNDES Exim Pré-Embarque é composto do custo financeiro (que pode ser TLP, Selic, ou SOFR, por exemplo) mais o spread de risco. No caso das operações indiretas, o spread de risco é substituído por uma taxa de 0,15% ao ano. Para esses casos, há também a remuneração do agente financeiro que é negociada diretamente entre esse e o exportador.
Disponível em: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/detalhe/noticia/BNDES-reduz-de-novo-juros-de-linha-para-exportacoesbrasileiras-e-tornamelhorias-permanentes/. Acesso em: 6 ago.2024. Adaptado. No trecho acima, verifica-se que variações na taxa básica de juros da economia (Selic) influenciam algumas operações de financiamento de exportações pelo BNDES.
No entanto, variações na taxa Selic também podem influenciar as exportações, através de seus impactos sobre a taxa de câmbio entre o Real e o Dólar americano. Essa influência se dá, pois uma redução na taxa Selic, tudo mais constante, pode ocasionar uma