TEXTO II
Desenvolvimento de carreira para profissionais com
deficiência: como a empresa pode ir além da cota
A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho é um tema central em discussões sobre diversidade e responsabilidade social corporativa. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir a verdadeira inclusão e possibilidade de progressão de carreira. O cumprimento da Lei de Cotas, que exige a contratação de PcD, embora seja um avanço, frequentemente resulta na concentração de profissionais com deficiência em funções de menor responsabilidade, sem um plano claro para seu desenvolvimento de carreira.
Muitas empresas ainda veem a contratação de pessoas com deficiência como uma obrigação legal, e não como uma oportunidade de agregar valor à organização. Em vez de investir no desenvolvimento desses profissionais, há uma tendência de alocá-los em cargos operacionais. Isso perpetua um ciclo de estagnação, em que a pessoa com deficiência tem poucas chances de avançar na carreira ou demonstrar seu verdadeiro potencial.
Para mudar esse cenário, as empresas precisam adotar uma abordagem proativa no desenvolvimento de carreira para PCDs. [...]
Programas de mentoria são essenciais para apoiar o desenvolvimento de profissionais com deficiência dentro das empresas, promovendo uma troca valiosa de experiências entre mentores e mentorados com deficiência. [...] Em paralelo, treinamentos voltados para o desenvolvimento de hard skills, como o uso de novas tecnologias, e soft skills, como liderança e comunicação, são fundamentais para capacitar esses profissionais, permitindo que assumam funções de maior complexidade e responsabilidade.
BRAGA, Guilherme. Desenvolvimento de carreira para
profissionais com deficiência: como a empresa pode ir além
da cota. Hoje em Dia. Disponível em: https://www.hojeemdia.
com.br/opiniao/opiniao/desenvolvimento-de-carreira-paraprofissionais-com-deficiencia-como-a-empresa-pode-ir-alemda-cota-1.1032838. Acesso em: 2 out.2024. [Fragmento]