mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:


I. Segundo Vigotsky (1998), quando se brinca, o ser humano cria, inova, deixa fluir sua capacidade e liberdade de inventar novas maneiras para progredir e resolver problemas circunstanciais. Focando na criança, pode-se afirmar que o ato de brincar, possibilita a ela diversas aprendizagens, permitindo-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas ao âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade. A escola, por sua vez, não tem o papel de contribuir para que exista ludicidade no ambiente escolar, mas sim que a criança aprenda, pois a preocupação central da escola é com o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.

Il. A brincadeira deve estar presente na educação infantil principalmente para ocupar tempo, mas serve também para que a criança passe a desenvolver a intelectualidade, a autoconfiança, a exploração, a curiosidade, o raciocínio, a emoção, a psicomotricidade, que vai levá-la a ampliar os seus valores e agrupar-se de um modo sadio com as pessoas. O mundo lúdico, ao mesmo tempo que devolve às crianças um estímulo para brincar, resgata a alegria de poder experimentar, descobrir e criar. À medida que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.

Marque a alternativa CORRETA: