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Analise as informações a seguir:

I. A leitura do texto literário é fonte de prazer e precisa, portanto, ser considerada como meio para garantir o direito de lazer das crianças e dos adolescentes. Todavia, é preciso sair da bolha tanto dos autores clássicos quanto dos autores das editoras clássicas. Há muita produção independente de alta qualidade que poderia chegar à escola, mas esbarra no processo de escolha dos livros para chegar até ela. Se acostumarmos os educandos apenas aos autores clássicos ou canônicos, privamos os alunos, inclusive, de conhecer outras obras que retratam a existência e singularidade do educando, desconsiderando, assim, em certa medida, que a leitura do texto literário também é uma fonte de descobertas.

Il. As crianças, desde muito cedo, convivem com a língua oral em diferentes situações, a linguagem ocupa, assim, um papel central nas relações sociais vivenciadas por crianças e adultos. Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade. Vivenciando tais situações, as crianças aprendem a falar muito cedo e, quando chegam ao ensino fundamental, salvo algumas exceções, já conseguem interagir com autonomia. No âmbito escolar, todavia, elas aprendem a produzir textos orais mais formais e se deparam com outros que não são comuns no cotidiano de seus grupos familiares, o que é um equívoco da escola há muito tempo repetido.

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