No que concerne aos neurotransmissores, considere:
I. Os três tratos dopaminérgicos mais importantes para a psiquiatria são o nigroestriatal, o mesolímbico-cortical e o túbero-infundibular. Na doença de Parkinson, o trato nigroestriatal se degenera, levando aos sintomas motores da doença.
II. A maior concentração de corpos celulares noradrenérgicos (e adrenérgicos) que se projetam para o cérebro está no compacto locus coeruleus da ponte. Os axônios desses neurônios se projetam pelo feixe medial do cérebro anterior para o córtex cerebral, o sistema límbico, o tálamo e o hipotálamo.
III. O principal local dos corpos serotoninérgicos é a parte superior da ponte e o mesencéfalo - especificamente, os núcleos da rafe mediana e dorsal e, em menor extensão, o locus coeruleus caudal, a área postrema e a área interpeduncular.
IV. A substância P é o neurotransmissor principal na maioria dos neurônios sensoriais aferentes primários e na via nigroestriatal. Anormalidades na substância P foram consideradas hipóteses possíveis na doença de Huntington, na demência do tipo Alzheimer e nos transtornos do humor.
Está correto o que consta em