Com base no texto “Desafios para os Componentes Curriculares das Línguas” presente no documento intitulado “Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016)”, e nas diretrizes para o ensino de Língua Estrangeira, que seguem uma abordagem histórico-cultural, analise as afirmativas.
I. A abordagem histórico-cultural no ensino de línguas valoriza a gramática prescritiva, pois ela proporciona uma base sólida para o aprendizado da estrutura linguística;
II. O foco da proposta histórico-cultural está na interação social e no uso crítico das línguas, o que inclui o uso do vocabulário e da gramática em contextos reais, não apenas como conteúdo normativo;
III. A formação docente para o ensino de línguas deve priorizar o ensino de conteúdos gramaticais em detrimento dos gêneros textuais, pois isso facilita a apropriação das regras da língua;
IV. A ausência de atividades que tratem do vocabulário e da gramática de forma contextualizada pode prejudicar a compreensão dos usos sociointeracionais da língua;
V. O uso de diferentes gêneros discursivos na sala de aula permite que os estudantes compreendam a funcionalidade da gramática e do vocabulário, relacionando-as aos seus usos em diferentes contextos de interação social.

Estão corretas, apenas: